Quem somos


Fundada em 2022, na cidade de Belo Horizonte, Brasil, a Ursana Filmes é formada pelos cineastas Antonio Pedroni e Matheus Moura e conta com diversos filmes em seu portfólio.
Em fase de distribuição estão À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS (Matheus Moura, 2024, Brasil), selecionado para festivais como o 33º Festival Curta Cinema e 35º Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Kinoforum, MATAR A UM HOMEM (Orlando Mora Cabrera, 2024, Cuba), selecionado para festivais como o 45º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, Havana, 41º Chicago Latino Film Festival e outros. BABILÔNIA (Duda Gambogi, 2024, Cuba/Brasil), selecionado para o 54º Warsaw Film Festival, 22º BOGOSHORTS e outros. ANBA DLO (Luiza Calagian e Rosa Caldeira, 2025, Cuba, Brasil, Haiti), selecionado para o 75º Festival Internacional de Berlim, o 64º Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Indias - FICCI, 49º Festival Internacional de Cinema de Hong Kong e outros.
Em fase de distribuição, estão os curtas BOULEVARD ARRUDAS (Matheus Moura), NOSSO AMIGO ROMÁRIO (Antonio Pedroni) e UMA (Antonio Pedroni)
Com financiamento garantido e com previsão de produção em 2025, estão PROMETEU (Matheus Moura) e ORLANDO (Luiza Garcia).
O projeto de longa-metragem O RECADO DO FOGO (Mariana de Melo), uma parceria entre as produtoras de cinema belo-horizontinas Curva do Vento Filmes e Ursana Filmes, participou do Laboratório 17º Nuevas Miradas e ganhou como prêmio o passe direto para o Taller Líneas Argumentales do Cine Qua Non Lab. O projeto também ganhou o Edital de desenvolvimento da Lei Paulo Gustavo 2023 e voltou a participar do Cine Qua Non Lab, agora no Scrip Revision Lab.
O projeto de longa-metragem PASSAPORTE PATAXÓ (Renaya Dorea), foi selecionado para o FilmAfro Cartagena 2023 (Prêmio Bolívia Lab - Rally Pitch), foi para a última fase do Lab APAN Negras Narrativas 2024, levando um convite para o Ventana Sur 2024 e também foi selecionado para o 2º Foro de Animación Latinoamericana y Caribeña.
O projeto de longa-metragem ARRUDAS (Matheus Moura) foi selecionado para o Produire Au Sud Fortaleza 2025, foi semifinalista do Concurso de Argumentos do FRAPA 2025 e ganhador do prêmio Foco Minas no 16th Brasil Cinemundi.

Antonio Pedroni
Sócio-Fundador
Produtor, Diretor e Roteirista

Matheus Moura
Sócio-Fundador
Produtor e Diretor
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e licenciado na especialidade de produção na EICTV, em Cuba. Foi participante como Bammer no BAM - Bogotá Audiovisual Market e selecionado para o Talents Guadalajara 2025. Produz o longa-metragem em desenvolvimento O RECADO DO FOGO (Mariana de Melo), selecionado para o 17º Nuevas Miradas, ganhador do prêmio Líneas Argumentales do CineQuaNon Lab 2024 e também participante da Residência do CineQuaNon Lab 2025. Produz o longa-metragem PASSAPORTE PATAXÓ (Renaya Dorea), selecionado para o FilmAfro Cartagena 2023 (Prêmio Bolívia Lab - Rally Pitch), chegou na última fase do Lab APAN Negras Narrativas 2024, sendo convidado para o Ventana Sur 2024 e foi selecionado no 2º Foro de Animación Latinoamericana y Caribeña.
DITADURA ROXA (2020), primeiro curta-metragem como diretor e trabalho de conclusão de curso, foi selecionado em mais de 100 festivais nacionais e internacionais. O curta foi exibido na TV aberta pela Rede Minas e foi adquirido pelo Canal Brasil.
Seu segundo curta-metragem, À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS (2024), uma coprodução Brasil-Cuba, estreou no 33º Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e foi selecionado no 47º Festival Guarnicê de Cinema, no 35º Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Kinoforum e outros, além de também ter sido adquirido pelo Canal Brasil.
Produtor do curta-metragem NUNCA PENSEI QUE SERIA ASSIM (Meibe Rodrigues, 2022), exibido e premiado em grandes festivais nacionais, como o 29º Festival de Cinema de Vitória, 46º Festival Guarnicê de Cinema, 25º FestCurtas BH e outros. Produziu também os curtas-metragens BABILONIA (Duda Gambogi, 2024), com estreia no 64º Krakow Film Festival e com seleção no 22º BOGOSHORTS, MATAR A UN HOMBRE (Orlando Mora Cabrera), selecionado para o 45º Festival del Nuevo Cine Latinoamericano, em Havana, e outros, CANCIONES PARA MORIR EN LA HABANA (María Salafranca) e ANBA DLO (Luiza Calagian e Rosa Caldeira), selecionado para A Mostra Competitiva de Curtas do 75º Festival Internacional de Cinema de Berlim - Berlinale, 64º Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias - FICCI, 49th Hong Kong International Film Festival e outros.
Produtor Executivo de SEM BRAVA (Montívia, pós-produção). Diretor de Produção de CELEBRAI (Maick Hannder, pós-produção). Assina, também, a Direção de Produção de MADORNA (Higor Gomes, também em pós-produção).
Diretor de Produção de DESEJO É O NOME DO HOMEM QUE EU AMO (Lea Monteiro), longa metragem da Girolando Filmes, em pós-produção.
Atualmente, como Produtor, desenvolve o curta UMA (Antonio Pedroni), em pós-produção, ORLANDO (Luiza Garcia, em produção).
Recentemente filmou o curta-metragem BOULEVARD ARRUDAS, que está em distribuição e com previsão de estreia para 2026. Desenvolve o curta PROMETEU, em pré-produção, e selecionado para o Cinéma de Demain – SFC | Rendez-vous Industry – Focus SCRIPT 2025, no marco do Festival de Cannes e Marché du Film. Desenvolve também o longa-metragem ARRUDAS, selecionado para o Produire Au Sud Fortaleza 2025, 16º Brasil Cinemundi (Prêmio Foco Minas) e foi finalista no concurso de argumentos do Frapa 2025.
É associado da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro), API (Associação das Produtoras Independentes) e sócio-fundador da produtora URSANA FILMES.
Antonio Pedroni é um produtor, diretor e roteirista brasileiro. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Estudos de Cinema e Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e formação técnica em Teatro, também pela PUC-MG. Nascido, criado e residente em Belo Horizonte, Minas Gerais, com forte ligação à Lagoa Santa. Cofundador da Ursana Filmes.
Produtor do longa-metragem ARRUDAS (Matheus Moura), selecionado para Produire Au Sud - Fortaleza 2025 e para a 16ª Brasil Cinemundi (Prêmio Foco Minas) e semifinalista na FRAPA 2025.
Diretor de Produção de DESEJO É O NOME DO HOMEM QUE EU AMO (Lea Monteiro), um longa produzido pela Girolando Filmes, atualmente em pós-produção.
Produtor do curta PROMETEU (Matheus Moura), participante do Cinéma de Demain – SFC | Rendez-vous Industry – Focus SCRIPT 2025, realizado no Festival de Cannes e no Marché du Film. Produtor, diretor e roteirista de NOSSO AMIGO ROMÁRIO, atualmente em pós-produção.
Produtor, diretor e roteirista de UMA, atualmente em pós-produção. Foi selecionado para o Curta Cinema Lab 2025.
Produtor e Produtor Executivo de BOULEVARD ARRUDAS (Matheus Moura), em pós-produção, com estreia prevista para 2026. Produtor Executivo de À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS (2024, Matheus Moura), selecionado para a 33ª Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, 47º Festival de Cinema Guarnicê, 35º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Kinoforum e outros.
Produtor Executivo de SEM BRAVA (Montívia), atualmente em pós-produção. Diretor de Produção de CELEBRAI (Maick Hannder). Produziu, com Bruno Greco e Jacson Dias, parceiros na Ponta de Anzol, o curta que está em pós-produção. Também trabalhou como Assistente de Produção em MADORNA (Higor Gomes), também da Ponta de Anzol.
Ministrou o Workshop de Direção de Ator durante a 5ª Semana de Cinema (2024) na PUC Minas e o Workshop de Produção de Curtas na Ursana Filmes. É professor de Direção de Ator e Interpretação para a Câmera. Foi curador da categoria de curtas-metragens no Festival ROTA 2023.
