top of page
Scan40367.JPG

QUEM SOMOS

Fundada em 2022, na cidade de Belo Horizonte, Brasil, a Ursana Filmes é formada pelos cineastas Antonio Pedroni e Matheus Moura e conta com diversos curta-metragens em seu portfólio, produzidos no Brasil e em Cuba.

 

Em fase de distribuição estão À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS (Matheus Moura, 2024, Brasil/Cuba), selecionado para o 33º Festival Curta Cinema, MATAR A UM HOMEM (Orlando Mora Cabrera, 2024, Cuba), selecionado para o painel Cuban en Corto, no Short Film Market, do Festival Internacional de Curtas de Clermont-FerrandBABILÔNIA (Duda Gambogi, Inédito, Cuba/Brasil), selecionado para o 54º Warsaw Film Festival, e O CANTO DAS ROSAS (Antonio Pedroni e Dani Brígido, Inédito, Brasil).

 

Em fase de produção e com previsão de estreia para 2025, está o curta-metragem BACTÉRIA (Meibe Rodrigues).

 

Com financiamento garantido após serem selecionados pela Lei Paulo Gustavo e pela Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e com previsão de produção em 2024, estão BOULEVARD ARRUDAS (Matheus Moura), NOSSO AMIGO ROMÁRIO (Antonio Pedroni), DEVOLVA-ME PARA GILBERTO (Matheus Moura) e UMA (Antonio Pedroni).


O projeto de longa-metragem O RECADO DO FOGO (Mariana de Melo), uma parceria entre as produtoras de cinema belo-horizontinas Piranha Filmes e Ursana Filmes, participou do Laboratório 17º Nuevas Miradas e ganhou como prêmio o passe direto para o Taller Líneas Argumentales do Cine Qua Non Lab.

Diretor/Roteirista, Produtor e Professor de Interpretação. Sócio-fundador da produtora URSANA FILMES. É bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Técnico em Teatro, também pela PUC-MG. Nascido, criado e residente de Belo Horizonte, Minas Gerais, com um pé em Lagoa Santa.

 

O CANTO DAS ROSAS é o mais recente e segundo trabalho de Antonio como diretor. Desta vez, ao lado do parceiro Dani Brígido. O curta tem previsão de estreia para 2024.

 

Seu primeiro curta-metragem, E SE CHOVESSE DENTRO DE CASA? (2022), venceu o Prêmio de Melhor Filme pelo Juri Popular no Primeiro Festival de Cinema Vertical organizado pela Cardume TV, em parceria com a plataforma Taboom.

 

Pela Ursana Filmes, assina a Produção Executiva e a Preparação de Elenco de À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS (Matheus Moura), uma coprodução Brasil-Cuba, selecionada para o 33º Festival Curta Cinema.

 

Como Assistente de Direção, esteve na equipe do curta-metragem NO INÍCIO DO MUNDO (Gabriel Marcos, 2023). O filme estreou na 1ª Mostra Cine RMBH e foi exibido no 34º Festival de Cinema Curta Kinoforum e no 30º Festival de Cinema de Vitória. E do curta-metragem BLOCKBUSTER (Rafael Toledo, 2024), que acaba de estrear no Slamdance Film Festival.

Assina a Preparação de Elenco de BREU (Ibria Lopes e João Paulo Freitas) e A VIDA DOS POMBOS (João Paulo Freitas e Yago Guedes), ambos com lançamento previsto para 2024, pela Retrogosto Filmes.

 

Foi curador da categoria de curta-metragens do Festival ROTA de 2023.

 

Atualmente, como diretor/roteirista, desenvolve os curtas UMA, selecionado pela Lei Paulo Gustavo Belo Horizonte e NOSSO AMIGO ROMÁRIO, selecionado pela Lei Paulo Gustavo Lagoa Santa.

 

Como Produtor Executivo, desenvolve os curta-metragens BOULEVARD ARRUDAS (Matheus Moura), contemplado pelo edital BH nas Telas 2023, e BACTÉRIA (Meibe Rodrigues).

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e cursa o terceiro ano da especialidade de produção na EICTV, em Cuba. Foi participante como Bammer no BAM - Bogotá Audiovisual Market 2023 com o longa-metragem colombiano LA ROCA NEGRA QUE SIEMPRE ESTUVO AQUÍ (Noctambulos Sas), dirigido por Daniel Sánchez.

 

DITADURA ROXA (2020), seu primeiro curta-metragem, foi selecionado em mais de 100 festivais nacionais e internacionais, entre eles a 15ª CineBH, March on Washington 2020 e o 13º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, 43º Festival Guarnicê de Cinema e outros. O curta foi exibido na TV aberta pela Rede Minas e foi adquirido pela plataforma de streaming Cardume Curtas.

 

Seu segundo curta-metragem, À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS, é uma coprodução Brasil-Cuba e foi selecionado para o 33º Festival Curta Cinema.

 

Produtor do curta-metragem NUNCA PENSEI QUE SERIA ASSIM (Meibe Rodrigues, 2022), exibido e premiado em grandes festivais nacionais, como o 29º Festival de Cinema de Vitória, Festival Guarnicê de Cinema 2023, 25º FestCurtas BH, 27ª Mostra FAM e do curta-metragem BLOCKBUSTER (Rafael Toledo, 2024), que acaba de estrear no Slamdance Film Festival. Produziu também os curtas-metragens BABILONIA (Duda Gambogi), selecionado para o 54º Warsaw Film Festival, MATAR A UN HOMBRE (Orlando Mora Cabrera), selecionado para o Cuba en Corto no Short Film Market do Festival Internacional de Clermont-Ferrand.

 

Recentemente foi aprovado no Edital BH nas telas com o projeto de curta-metragem BOULEVARD ARRUDAS (Ursana Filmes) e co-produz o longa-metragem em desenvolvimento O RECADO DO FOGO (Piranha Filmes e Ursana Filmes), selecionado para o 17º Nuevas Miradas e ganhador do prêmio Líneas Argumentales do Cine Qua Non Lab 2024.

 

É associado da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro).

É sócio-fundador da produtora URSANA FILMES. Alterna residência entre Belo Horizonte, Minas Gerais e San Antonio de los Baños, Cuba.

bottom of page